Como SENTIMOS O MUNDO?





CURIOSIDADES
Vamos testar sua atenção? Assista ao vídeo abaixo de uma campanha publicitária inglesa:
Em primeiro lugar, você está vendo uma bolinha verde girando, certo? Bom, na verdade ela não existe. Se você tentar segui-la com os olhos, verá que o que acontece é somente o desaparecimento das bolinhas cor-de-rosa. A bolinha verde é resultado dos seus olhos se adaptando à cor intensa das outras bolinhas. Isso já deve ter acontecido com você ao olhar diretamente por muito tempo para a luz.
Agora, se você focar o olho na cruz preta central, sem piscar ou desviar o olhar, verá que as bolinhas somem. Isso aconteceu porque seus receptores se adaptaram ao movimento delas, já que seu foco está em outro detalhe.
A atenção é um mecanismo do Sistema Nervoso Central que consiste na focalização dos canais sensoriais, o que culmina na ativação de certas vias, regiões ou neurônios, de modo a colocar em primeiro plano sua operação, e em segundo plano a operação de outras regiões que processam aspectos irrelevantes para cada situação.
A musculatura ocular é essencial para nossa percepção. A paralisação deles resulta na perda da percepção porque os receptores se adaptam, ou seja, se ajustam conforme a luminosidade e foco. Quer pôr isso em prática? Dá uma olhada nessa ilusão de ótica:
Movimento dos olhos:
http://www.cmsatisloh.com.br/entendendo-a-visao-via-optica-e-cortex-visual/
Do quiasma óptico, a informação passa ao trato óptico e, assim, segue ao córtex visual, onde será processada.
http://planetaebiologia.blogspot.com.br/2011/05/visao.html
O nervo óptico transmite a informação ao quiasma, local onde as informações dos hemisférios temporais e nasais de ambos os olhos se cruzam.
César e Sezar.
-
Fotorreceptores: estão localizados na superfície externa da retina. A fóvea é a área central da retina onde estão concentrados os fotorreceptores e por isso possui maior acuidade, ou seja, onde a visão (a formação de imagens) é mais precisa.
Cones: células de resposta rápida, que reagem na presença de muita luz e geram imagens nítidas e coloridas.
Bastonetes: células de resposta lenta, que são sensibilizadas na presença de pouca luz e não conseguem formar imagens nítidas ou coloridas. São responsáveis pela visão periférica.
O estímulo visual é percebido pelos fotorreceptores e a informação é passada às células bipolares, que por sua vez passam a informação às células ganglionares. Os axônios dessas células formam o nervo óptico.
O principal estímulo do sistema visual é a luz, cuja energia tem a forma de radiação eletromagnética.
Estrutura do olho: